quinta-feira, 4 de março de 2010

O grande desafio para os pais:

O grande desafio para os pais:

Estarem disponíveis para o seu filho



"Relacionamentos necessitam de tempo livre para florescer"



Presença vem antes de presentes. Alguns estudos mostram que, em média, os pais gastam menos de 17 minutos por semana conversando com seus filhos adolescentes. Talvez este seja o maior desafio para todos os pais: estarem disponíveis para os filhos. Estar disponível é difícil porque todos temos muito o que fazer, e um dia é pouco para tantas tarefas. Porém, como disse Goethe: "As coisas que mais importam nunca devem estar à mercê das coisas que menos importam". Você já observou que as coisas mais importantes da vida raramente são urgentes?

O tempo é a moeda de maior valor que possuímos para investir no relacionamento familiar. Existe uma ordem no relacionamento dos pais com os filhos que não pode ser alterada: presença vem antes de presentes.

Enviaram-me uma história, através de e-mail, que eu gostaria que todos conhecessem:

"Certo pai, ao chegar em casa, depois de um dia exaustivo de trabalho, ligou a TV no Jornal Nacional. O filho aproximou-se e perguntou: "Pai, quanto você ganha por hora?". Ele respondeu: "Vá brincar menino, estou assistindo o jornal". Alguns minutos depois, o garoto voltou e tornou a perguntar: "Pai, quanto você ganha por hora?". Novamente ele respondeu: "Vá brincar. Você não percebeu que estou assistindo o jornal?". Pela terceira vez, o filho insistiu em perguntar, porém, agora, o pai já irado, gritou muito: "Saia daqui. Vá dormir e não me perturbe mais. Se você não se deitar agora, eu vou lhe dar uma surra".

Logo depois do Jornal Nacional, começou a novela "Fim do Mundo". O homem caiu em si, lembrou-se do filho e resolveu ir conversar com ele. Foi ao seu quarto e o menino já estava dormindo. Mas o pai o acordou e disse-lhe "Filho, vamos conversar". O menino, ainda com os olhos meio fechados, perguntou novamente: "Pai, quanto você ganha por hora?" O pai finalmente respondeu: "Quinze reais". "Então me empresta dois". "Sim", respondeu o pai. Tirou o dinheiro e deu ao filho. O menino levantou-se, foi até a gaveta do armário e tirou treze reais. O pai, sem entender, perguntou: "Por que você pediu dois reais?" "Para juntar com os treze que eu tenho e pagar uma hora para você ficar comigo. Pai, você fica uma hora comigo?"

O escritor H. Norman Wright, em seu livro, Criando Filhos Emocionalmente Saudáveis, 1 diz que: "As crianças soletram amor de modo diferente dos adultos. A maioria das crianças escreve com um T, um E, depois um M, depois um P e um O. É isso: TEMPO. É assim que as crianças soletram a palavra amor". Nada substitui o tempo que eles passam junto com seus pais.

A maior reclamação dos filhos é esta: Meus pais não têm tempo para nós, eles sempre têm outras prioridades.

Se você quiser que o seu filho adolescente se abra um pouco mais para você, passe uma tarde junto com ele sem nada de especial combinado.



Como os pais podem investir tempo no relacionamento com o seu filho?

1) Fazendo uma refeição diária juntos.

2) Vez ou outra auxiliando nas tarefas da escola.

3) Praticando algum tipo de esporte uma vez por semana.

4) Assistindo um filme interessante para depois conversar sobre o mesmo.

5) Escolhendo um dia da semana para lanchar fora.

6) Reservando um tempo sempre que perceber que o filho está querendo fazer perguntas. Os pais devem ouvir com empatia e demonstrar interesse no que está sendo perguntado. Os filhos precisam de respostas para as perguntas que inquietam a sua mente e o seu coração.

7) Pedindo para o filho escolher um lugar que ele deseja ir em um final de semana; e aproveitar esse tempo de forma criativa.



Tempo com qualidade é a semente que lançamos no solo da existência dos nossos filhos para amanhã colhermos os frutos da alegria. Lembre-se: presença vem antes de presentes, e a vida muda quando nossos hábitos mudam.



_____________

1 H. Norman Wright & Gery Oliver, Criando Filhos Emocionalmente Saudáveis, Editora Textus, 2000, São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chat Colonia Japonesa